É claro que voce já ouviu falar em TAV - Trem de Alta Velocidade, não é mesmo? Não tenha a menor dúvida que ele será construído, para operar uma linha em São Paulo e Rio, passando por todo o Vale do Paraíba!
É a inegável ação do progresso e isto é irreversível, uma vez que envolve uma montanha de dinheiro e disto os políticos gostam: milhões de dólares, contratos viciados, preços superfaturados, negociações por baixo do pano... É! Não temos como evitar a vinda do TAV!
Mas, em função disto, ou melhor dizendo, a vinda do TAV, ficamos a pensar qual o lucro, qual o benefício, qual a facilidade nossa cidade ganha, com os trilhos instalados onde estão?
Lógico que houve uma época, em que os trens eram vitais para o desenvolvimento do País, transportando minério, caminhões carregados (poupando-se o transporte rodoviário pela Via Dutra), e até mesmo passageiros como eu, a fazer uma lendária viagem no Trem de Prata, para o Rio de Janeiro!
Entretanto, os tempos agora são outros e o trem não traz, absolutamente nenhuma utilidade à cidade, pelo contrário, só presta desserviços uma vez que, por conta de manobras (muito mal explicadas, por sinal!), deixam quase todos os dias, o trânsito de carros e de pessoas em polvorosa, forçando-os a torturantes esperas, com as quais entendo, a população não deve mais se sujeitar!
Porque as manobras são efetuadas no perímetro central da cidade? Porque não fazê-las ao lado do Quartel da Polícia Militar, onde em nada atrapalhariam! Porque estes prédios velhos abandonados no centro da cidade? Quais os motivos pelos quais a Prefeitura não dá um ultimato à empresa controladora dos trilhos para resolver estas questões?
Amigo: a questão tem que começar a ser examinada com cuidado o mais breve possível pois, imagine só, quando o tal de TAV passar por Taubaté, as cancelas já deverão estar fechadas aqui em Caçapava, com aquela maldita campainha tocando o tempo todo! É mole? Quanto tempo perdido isto representará a mais para a população?
Acho que melhor seria se estes trilhos horrendos fossem retirados da região central da cidade e transferidos para o outro lado do Rio Paraíba e no local onde hoje estão, deveria ser construída o embrião do futuro anel viário (acho que sonhar é bom, né?) .
Os prédios abandonados poderiam ser transformados em espaço cultural (mostras de quadros, biblioteca, oficinas de artezanato, etc.
8 comentários:
Concordo com o autor!!
É realmente uma palhaçada essa história do trem em Cpv.
Não serve pra nada, só para nos fazer dar a volta pelo viaduto ou então ficar esperando a "boa vontade" do trem passar...
Muito boa a idéia de transferir os trilhos lá prás bandas do Rio Paraíba mas, de repente, tenho uma idéia melhor: porque não cobrar royalts sobre cada vagão, sobre cada locomotiva que passar pelo território caçapavense? Os mesmos seriam dobrados, por dia, se, por ventura a composição ficasse estacionada na cidade.
Ué, tôu errado? Não é exatamente isto que algumas cidades fazem com a Petrobrás? Elas não pagam royalts pelo petróleo extraído? Vejam vcs. como progrediu a cidadezinha de São Sebastião! Se não fosse o dinheiro do petróleo, seria aquela coloniazinha litorânea, sem quaisquer brilho, né mesmo?
Acho que temos que cobrar sim, afinal o espaço é nosso, nós é que aguentamos o barulhão que cada trem faz apitando de madrugada, nós é que temos que ficar parados com cara de besta, esperandoa o trem sair da passagem de nível! Tudo isto, né?
Pau nêles!!
Não posso discordar dos males que as manobras destes trens causam a Caçapava, pois absolutamente incabivel as manobras serem feitas no centro se temos, comom disse o editor outros locais para que possam ser feitas. Mas para que isto ocorra temos que ter politicos interessados em resolver estes problemas o que, infelizmente não temos.
Um ABSURDO SERISSIMO em Caçapava é o fechamento que a Prefeitura deixa fazer, todas as sextas feiras, da Rua Capitão Carlos de Moura, no trecho da Rua Sargento Andirás Nogueira até a Igreja de São Benedito, para que motoqueiros façam seus encontro em uma oficina mecânica, tomando cerveja e comendo churrasco até a madrugada.
Se ali é uma oficina não pode servir bebidas, pois não tem alvará para isto e FECHAR A RUA COM PLACAS DA PREFEITURA, MUITO MENOS, pois iato é um desrespeito para os demais cidadãos de Caçapava.
Caçapava merece realmente mais respeito da Rede Ferroviária e da MRS e de nossos governantes.
Eu acredito que este trem, de alta velocidade, deva passar por um caminho diferente, pois este traçado que passa por Caçapava é do tempo da “Maria Fumaça”. Recordo dos tempos em que as locomotivas faziam suas manobras com meia dúzia de vagões no mesmo local que fazem hoje, com estes comboios bem maiores, problema antigo que exige soluções modernas, mas para isso precisa-se de boa vontade e capacidade políticas.
O motorista que segue pela rua José Bonifácio, passando em frente ao “quartel”, além de ter que esperar as viaturas que de lá saem e entram no batalhão, com soldados segurando o trânsito, encontra a passagem de nível fechada motivada pelas manobras feitas na ferrovia.
Isto é um abuso e um desrespeito ao cidadão Caçapavense, uma vergonha para cidade.
O Alan falou que deve ser construída uma outra linha pata o TAV, em razão da linha atual ser destinada à composições antigas,e tc.
Até parece que o Alan não conhece a politicalha tupiniquim: eles vão trocar os trilhos, fazer uns remendos aqui e acolá e pronto: lá vem o TAV a 450 quilometros por hora!
Gente: o jcflores falou e ele está absolutamente correto: quando o trem estiver em Taubaté, as cancelas de Caçapava já estarão fechadas porque, a 450 km por hora, este Trem levará muito poucos minutos para passar por aqui, deixando, além do barulhão, uma poeira braba! Vai de retro ô TAV!!!
Olá, realmente recebemos várias reclamações sobre o trem, muitas pessoas não aguentam mais o barulho e o transtornos que ele nos traz. Mas alguns politicos de nossa cidade eles fazem só que a população temn que entender que o vereador faz e quem executa o serviço é o prefeito cabe a ele sentar com os vereadores e com a diretoria do MRS S.A para isso acabar.
Postar um comentário